O que são Emendas Impositivas?

Modificado em Mon, 15 Apr 2024 na (o) 04:03 PM

    As Emendas Parlamentares Impositivas fazem parte do Orçamento Público e têm origem em emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA).

    Elas são elaboradas pelo Poder Legislativo e executadas pelo Poder Executivo, ou seja, o Legislativo direciona os recursos, enquanto o Executivo garante a sua execução (desde que estejam enquadradas em critérios técnicos e legais).

    Além disso, as Emendas Impositivas permitem aos parlamentares opinar ou influir na alocação de recursos públicos e são divididas em duas modalidades:

  1. Individual: conferem ao próprio parlamentar autonomia para a definição e alocação dos recursos, desde que respeitado os critérios legais e constitucionais;

  2. Bloco ou bancada: alocação e distribuição de acordo com critérios internos do bloco, desde que respeitados os critérios legais e constitucionais.

    São chamadas “impositivas” porque, assim que aprovadas, sua execução pelo Poder Executivo Estadual é obrigatória, garantindo que os recursos sejam direcionados para os projetos e beneficiários indicados pelos parlamentares, sem distinção política ou partidária.

    As Emendas não serão de execução obrigatória nos casos em que ocorrerem Impedimentos de Ordem Técnica (IOTs) insuperáveis!

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo